Por que temos tanto sono depois do almoço?

Por que temos tanto sono depois do almoço?

Por que temos tanto sono depois do almoço?

A gente almoça, e por mais um tempo continuamos sentados à mesa, claro, não podemos sair correndo. Ocorre que assim que você logo termina de assistir um jornal ou algo que te dê algum relaxamento, algo de repente acontece…

O sono está dominando você aos poucos e ele parece ser o único forte nessa situação de extremo poder.

Será que você já passou por isso? Mas então, qual a definição do sono logo após uma refeição, especialmente logo após o almoço?

Essa relação é verdadeira sempre? Almoçar versus desejo enorme de dormir!

Calma, temos boas notícias para te passar. Nem tudo está perdido, acalme-se!

Fatos divulgados sobre a sonolência logo depois do almoço ser devido a grande quantidade de comida ingerida e que a maior concentração de sangue para fazer a digestão seja necessária não é verdadeira. Se o fato fosse real, verdadeiro um grande e belo café da manhã lhe traria o mesmo desconforto do sono em hora errada.
por que temos tando sono depois do almoço

Mas então, de quem é a culpa?

Na realidade, no horário do almoço há estamos horas acordados e nosso corpo tende a necessidade de recuperação através de uma soneca. Alguns fatores que proporcionam isso: a homeostática que é o processo que nosso corpo passa para regularizar o equilíbrio geral da máquina – corpo humano. Dentro da homeostática podemos também mencionar o nosso relógio biológico, que controla processos referentes à temperatura corporal, pressão arterial chegando assim ao sono.

Então é só isso?

Não, outros fatores comuns em nossos tempos contemporâneos são a apneia obstrutiva e outros ligados ao distúrbio do sono e mais ainda os nossos longos períodos sem dormir.

Saída para este caso de sono:

O bom e velho cafezinho lhe trará alguma energia para mais um tempinho, mas é claro, se você tiver a possibilidade de ao menos por 20 minutos tirar aquele cochilo, este sim lhe será muito melhor.

Tente !

Agora, para os que não aceitam o café como a primeira solução, que tal essa:

Alguns truques simples mas com grande poder de ajudar nessa batalha desleal será alguns exercícios físicos. Nada radical, claro! Afinal, acabamos de almoçar e a intenção não é a de radicalizar nosso corpo. A primeira dica; suba um lance de escadas ou ande um pouco. Essas são recomendações de especialistas médicos que afirmam; o exercício
moderado aumenta a frequência do coração em poucos minutos. Este aumento da frequência dos batimentos fará por consequência o aumento do fluxo sanguíneo onde você despertará, sem sacrifício algum.
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Agora, porquê do sono?

Autor do livro “Prática Médica do Sono”, o pneumologista e médico do sono, Dr. Denis Martinez, cita dois motivos para essa sonolência diurna.

Primeiro; nosso relógio biológico apresenta, naturalmente pequenos picos do sono durante o período diurno, um no início e outro no final da tarde.

Segundo; a ingestão de alimentos gordurosos são sim os mais terríveis para te dar esse sono. Estudos já realizados comprovam que este fator é real e verdadeiro. Ainda não se tem total conhecimento científico sobre este assunto relacionados com tal alimentação.

Outra crença antiga que conhecemos é de que o bicarbonato liberado no sangue
durante a produção do suco gástrico teria a capacidade de prejudicar nosso sistema nervoso e portanto, causar tal sonolência. “Isso não tem comprovação científica”, afirma o médico.

Comum também, afirma Martinez, diz respeito à presença de gás carbônico no sangue. “O gás carbônico não dá sono.

Ele tira o sono e, por dormir muito mal, cada pessoa fica sonolenta”, diz o Dr. Denis.

6 Doenças que podem ser agravadas por noites maldormidas

A sonolência diurna aumenta quando temos insônia que poderá indicar um início da depressão, doença que avança pelo planeta desafiando médicos e cientistas. O uso inadequado de alguns medicamentos também podem agravar a sensação do sono diurno. A situação é tão séria que neste sentido, alguns médicos aconselham que a pessoa evite dirigir seus automóveis ou máquinas perigosas que exijam muito do operador.

É aconselhável que você tenha de 6 horas e meia até oito horas bem dormidas, ao invés de muitas horas.

Então, para que você se mantenha acordado, com saúde, poderá utilizar-se de um bom cafezinho ou se quiser dispensar este recurso, caminhe um pouco logo após o almoço.

Sem exageros hein!

Sobre o café devemos esclarecer que seu uso constante será associado à perda de massa óssea, aumentando desta maneira os riscos de osteopenia ou osteoporose. Então, pratique exercícios moderados. A caminhada ou alguns lances de escadas serão ideais e se ainda fizer uns poucos alongamentos, terá uma vida plena de energia.

Boa Saúde !

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